top of page

A linha de frente da doação: as profissionais da hemoterapia

Por Raissa Oliveira

Entre as diferentes etapas do processo de doação de sangue e outros componentes, existem diversos profissionais envolvidos, eles são os técnicos e especialistas em hemoterapia, a terapia sanguínea. A depender da área específica é possível encontrar profissionais de biomedicina, enfermagem, assistência social, entre tantos outros que fazem as doações acontecerem. 

 

Os profissionais se dividem entre o processo de captação, cadastro, pré-triagem, triagem, coleta, fracionamento, sorologia e armazenamento do material doado. Cada etapa dessas é essencial para assegurar a vida do paciente final que necessita dessa transfusão. Além dele também é necessário haver um cuidado extra com o doador, a fim de fidelizá-lo para continuar sempre doando.

 

Nós entrevistamos alguns dos responsáveis por essas etapas tão importantes, confira lendo abaixo:

 

​

Juliana Oliveira, 33 anos.

A Coleta

 

Juliana Oliveira, tem 33 anos e é enfermeira do Hemoce. Ela atua no setor de coleta do material, entre o sangue e plaquetas. No dia da entrevista, Juliana estava responsável pela coleta de plaquetas – células sanguíneas responsáveis pela coagulação, esse material é essencial para vida de portadores de doenças de sangue, mas este componente possui vida útil curta, podendo ficar apenas cinco dias no estoque.

 

Ela explicou para nossa equipe sobre como funciona o seu trabalho e o processo automatizado de coleta de plaquetas, confira:

​

​

00:00 / 03:40
Nágela Lima, 47 anos

O Hemoce

 

Dentro do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, o Hemoce, Nágela Lima, de 47 anos, trabalha há mais de 20 anos na instituição. Responsável pela captação, ela, que é formada em assistência social, atua para aumentar o número de doadores no estado, com diferentes ações sociais. 

 

Nágela falou um pouco sobre os dados envolvendo a doação de sangue no estado, confira abaixo:

00:00 / 06:22

Ela acrescenta sobre o processo de doação, requisitos e critérios que envolvem a ação:

​

00:00 / 06:18
00:00 / 09:22

A coordenadora também indicou alguns dos critérios necessários para ocorrer a doação sanguínea:

A história da Nágela com o processo começou logo cedo em sua vida, ela narra como se deu:

00:00 / 04:34

A doação como um ato de solidariedade envolve várias pessoas e necessidades diferentes. Ela beneficia todos os lados envolvidos no ato, ouça sobre essas vantagens:

00:00 / 06:29

O Hemoce é responsável pela doação de sangue, plaquetas e medula óssea no estado. Nágela explicou como ocorrem essas captações:

00:00 / 10:35
Sabrina Costa

O Fujisan

​

Sabrina Costa é a coordenadora da FUJISAN, o órgão responsável pelas doações de sangue do setor privado dentro do Ceará. Ela também conversou com a gente sobre as responsabilidades do Fujisan na captação de doadores de sangue e sobre como acontece o processo.

 

Atualmente, eles são o maior serviço privado de hemoterapia do Norte-Nordeste. Entenda um pouco mais sobre a doação:

00:00 / 11:36

Sabrina também explicou sobre o outro lado, de quem precisa receber o sangue doado:

00:00 / 13:38
bottom of page